Hoje aqui no Blog da RGB vamos trazer dicas importantes para auxiliar seu e-commerce a crescer mais em número de vendas.
Muitas vezes o e-commerce não está vendendo, mesmo com todas as questões técnicas e de plataforma funcionando corretamente.
Por isso, separamos alguns dos principais erros que os e-commerce cometem.
O principal erro de muitos e-commerce em uma internet que valoriza cada vez mais o conteúdo é não investir na produção de conteúdo de SEO, pois estes são muito importantes para trazer os acessos orgânicos ao seu site.
Veja também: Como fazer seu site aparecer no Google
Mas, o maior erro que você pode cometer em um e-commerce quando se fala de produção de conteúdo para SEO, é não investir na criação de textos para produtos e categorias de produtos, pois através destes você consegue indexar diretamente seus itens vendidos.
Sabe aquele ditado que diz: “Uma imagem vale mais que mil palavras?”
Quando falamos de vendas online, esse ditado vale muito, não que o SEO e produção de bons textos não sejam importantes, eles são a base, mas possuir uma boa quantidade de imagens em boa qualidade é importante.
Quando falamos de erros de e-commerce, esse é um dos principais, já que o consumidor não tem como pegar o produto na mão ou ver de perto para conhecer seus detalhes, e a informação visual é parte importante de uma venda.
Se você não quer cair neste erro em seu e-commerce tenha pelo menos entre 3 e 5 fotos de cada produto que você vende com a melhor qualidade possível, pois isso ajuda a encantar o consumidor em sua decisão de compras.
Um dos erros mais comuns cometidos em muitos e-commerce, é depender apenas do orgânico, seja em redes sociais, ou em busca, eles são muito importantes, porém são apenas uma parte do trabalho de vendas para sua loja.
Isso mesmo, parte muito importante do trabalho de divulgação de e commerce é o trabalho de mídias pagas, como por exemplo: Facebook Ads e Google Ads, pois através desse trabalho você consegue.
Uma um dos trabalhos de mídia que muitos e-commerce não realizam por questões de “custo” é o de remarketing, aquele quando a pessoa sai de seu site irá receber ofertas específicas nas redes sociais, através do Google Ads, ou via e-mail,
O Remarketing é muito importante, sendo um dos principais investimentos que um e-commerce pode fazer já que mantém aquela pessoa que saiu de seu site vendo que você está lá, e dando ofertas que podem gerar uma conversão, afinal é mais fácil vender para quem já lhe conhece do que para quem não lhe conhece.
Recuperação de carrinho é um investimento muito importante, e atualmente tem se tornado cada vez mais fácil, visto que existem ferramentas que automatizam esse trabalho com um investimento relativamente baixo por recuperação.
A recuperação de carrinho é muito importante, pois muitas vendas às vezes não se concluem por questões técnicas do computador do usuário, ou mesmo uma desistência no último segundo, mas como já disse antes, é mais fácil vender para quem já lhe conhece do que para quem não conhece sua loja, além do mais com uma boa recuperação existe uma chance maior do comprador escolher mais produtos antes de finalizar.
Ter um bom preço é importante, fazer promoções nem se fala, essas ajudam muito no aumento de suas vendas, afinal uma boa oferta sempre trará uma boa quantidade de vendas.
Mas há um erro que muitos e-commerce cometem é cair na “Guerra de Preços”, onde sem aviso de promoção, ou mesmo sem divulgação da baixa de preços que pode ser temporária há uma baixa de preço de venda para acompanhar concorrentes.
Começar uma guerra de preços pode ser um caminho perigoso e sem volta, então ao invés dessa tática, invista em cupons de desconto, promoções de linhas de produtos onde sua margem de lucro não será tão afetada ganhando assim os clientes.
O pesadelo da Caixa de Spam é um erro muito comum aos e-commerce que divulgam por email marketing ou por exemplo o mais atual whatsapp.
Não que você não possa divulgar por esses meios, são canais importantes que vão ajudar no crescimento, porém tenha um carinho ao fazer esta divulgação, tome alguns cuidados como:
Ainda há muitos e-commerce que cometem este erro, de comprar bases de emails, ou de telefones para contactar, por mais que quem realiza este trabalho use o argumento de que a base de leads é “quente”, cuidado, muitos desses usuários podem não saber quem você é e lhe mandar diretamente para a caixa de spam.
Ou seja, se você entrar em muitas caixas de spam, seu domínio pode cair em uma “blacklist”, o que pode fazer com que seu domínio “se queime” e seus e-mails nunca mais cheguem ao destinatário.
Muitas vezes devido a um intervalo entre sazonalidades, ou mesmo por alguma redução de estoque para não perder a constância de envio muitas empresas optam por repetir produtos em seus email marketing.
Não caia nesse erro que pode também jogar seus emails na caixa de spam, caso não tenha ofertas, ou esteja começando a repetir você pode como alternativa mandar um conteúdo do blog de sua loja por exemplo junto de seu email marketing, pois assim mesmo que o Lead não se interesse por algum produto em sua oferta de toda forma acessa seu e-commerce.
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