Mídias Sociais x Redes Sociais.
Qual a diferença?

Muito se ouve falar na atualidade sobre estes dois termos, Mídias Sociais e Redes Sociais. Isso porque os termos se tornaram grandes ferramentas de convívios social e até mesmo, de negócios. Dessa forma, muitas pessoas se confundem ao tentar defini-las ou sequer imaginam que possam ser coisas diferentes.

Para que haja um maior desenvolvimento de técnicas e campanhas para alavancar o seu negócio na internet, é importante saber primeiramente o que são cada um dos termos e como funcionam. É bastante comum ouvir as pessoas falarem que mídia social e rede social são a mesma coisa. Fique sabendo que existem diferenças entre um termo e o outro. O texto de hoje vem para explicar esses termos e falar um pouco mais sobre suas particularidades.

Afinal, existe ou não existe diferença?

Sim, existe! Toda a confusão começa na adaptação desses termos para o espaço virtual. Tanto as mídias sociais quanto as redes sociais, são termos que já existiam antes mesmo do surgimento da internet, porém com o surgimento das plataformas digitais de interatividade, estes termos foram adaptados para web. Mas essas ferramentas constantemente mudam, modernizam ou seus usuários variam a maneira de usá-las, daí a confusão.

O termo Rede Social recebeu um novo significado ao longo das últimas décadas, de forma geral significa uma conexão entre um grupo de pessoas que tem como objetivo compartilhar informações, como por exemplo, uma troca de e-mails.

As redes sociais estão ligadas diretamente a relacionamento, e sempre estiveram presentes na sociedade desde que o mundo é mundo, tendo como principal objetivo aproximar pessoas com interesses em comum. Dentro do ciberespaço, isso não é diferente, as redes sociais digitais exercem a mesma função, são um espaço online onde pessoas interagem, expõe suas ideias e partilham de interesses em comum.

Já as Mídias Sociais são definidas como um canal de descentralização e veiculação de informações. É a produção de conteúdo de muitos para muitos. O termo surgiu em 1990 quando as empresas de mídias tradicionais começaram a perder a hegemonia para a tecnologia digital. O principal objetivo dessas mídias sociais é a produção, divulgação e compartilhamento de conteúdos, que permitem a interação de seu público, porém as relações ficam em segundo plano.

Relação dos termos

Outro item que dificulta essa classificação é que as redes sociais são parte das mídias sociais, como se fosse uma subcategoria da última, pois ao mesmo tempo em que as pessoas se relacionam, também usam a ferramenta para produção e divulgação de conteúdo.

Pelo objetivo principal de cada ferramenta até poderíamos definir qual seria usada como rede de relacionamento e qual seria usada como plataforma de produção e compartilhamento de conteúdos, porém essa resposta depende muito da forma e finalidade que cada usuário usa para se comunicar com cada uma dessas ferramentas.

Ainda existe uma linha tênue que divide essa classificação, por isso muitos profissionais de marketing digital defendem a ideia de padronização desses dois termos, uma vez que se apresentam cada hora com uma definição e sempre geram discussões acerca desse assunto.

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