O que avaliar quando
vai contratar um site?

4 itens para avaliar
quando for contratar um site

 

 

Um bom site é
fundamental para um projeto online

Um bom site institucional ou de loja virtual se tornou fundamental para a consolidação de um projeto online. Dessa forma, as opções oferecidas por agencias são diversas, muitas vezes deixando os clientes confusos sobre qual a melhor forma de alavancar sua empresa no meio digital e qual agência é a mais indicada para isso.

Aqui fazemos um check-list dos itens que você precisa levantar e fazer a comparação entre fornecedores e projetos.

Primeiro Passo - Qual seu objetivo?

De início, é preciso saber realmente qual seu desejo, a fim de adquirir ou contratar o projeto e fornecedor correto.

Objetivo 1 – Ter um site por ter

Se o seu site não tem função de apoiar as vendas, atrair clientes ou converter é simples. Escolha o melhor custo benefício.

Objetivo 2 - Ter um site que gere negócios

Ter esses quesitos em mente é ter performance de qualidade no seu projeto. Neste caso é importante seguir alguns passos e entender que tanto o fornecedor quanto o contratante terão que investir tempo e dedicação para um resultado excelente. Bons sites atraem bons clientes.

4 aspectos a serem considerados em um Site de Resultados

Tecnologia

A tecnologia adequada é fundamental na elaboração de um projeto eficaz.

A linguagem escolhida precisa ter bom custo benefício, dar facilidade de atualização e também ser uma linguagem difundida para que outras pessoas possam agregar ao time com facilidade ou mesmo fazer uma transição de fornecedor no futuro.

Indica-se que o site tenha basicamente alguns cuidados

  • Carregamento Rápido
  • Responsivo (se adequar para Tablets e Celulares)
  • Painel Administrativo com Gestor de Conteúdo Flexível
  • Segurança das Informações
  • Registro de Contatos em banco de dados
  • Arquitetura Exclusiva e pensada no negócio do cliente

Design é Muito Importante

Com o aumento das plataformas, inclusive gratuitas, percebe-se empresas e designers de outras áreas de comunicação passando a trabalhar no desenvolvimento de sites. A questão é que o Design web é diferente de Design gráfico.

Erros mais comuns em transição de áreas:

  • Distribuição de conteúdo de forma desproporcional
  • Fontes que não se adequam para web
  • Sites Pesados
  • Problemas de usabilidade

Dessa forma, o que percebemos é uma falta de harmonia geral. Por isso, é indicado que a equipe de criação seja especializada em criação para internet.

Arquitetura de Informação e Conteúdo

Sites “direto ao assunto”, normalmente com 1 página, tendem a não gerar resultados orgânicos (gratuitos). Dessa forma, para que este site gere negócios, seria necessário investir muito dinheiro em busca paga no Google ou nas Redes Sociais.

Na verdade, o fluxo orgânico vindo do Google, na maioria dos casos, é a maior fonte de conversão e com custo por aquisição gratuito (em termos de compra de mídia). Para isso toda a arquitetura do site tem que ser estruturada de acordo com o foco direto e indireto do seu negócio.

Isso demanda mais trabalho e mais conteúdo, mas os resultados também serão muito compensadores.

Resumindo:

  • Sites superficiais sem mídia geram resultados ruins
  • Conteúdo de Qualidade aumenta fluxo, credibilidade, conversão e pode tornar sua empresa uma referencia

Suporte e Manutenção

Sua empresa muda, o Google muda, o mercado muda. Seu site precisa mudar na velocidade destas alterações. É fundamental que seu fornecedor tenha um time dedicado a fazer as alterações no seu projeto com o menor tempo de resposta possível. Para isso, é imprescindível que o time de suporte e manutenção não seja o mesmo que executa os projetos. Assim, as alterações são feitas com mais agilidade e sem entrar em filas que competem com outros projetos da empresa.

Se você busca resultados na internet, antes de contratar avalie estes 4 pontos.

 

Escrito por: Junior Galvani

Diretor Comercial da RGB Comunicação

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