Pra gente o 3D sempre foi algo impressionante. Ter uma representação realista de algo que sequer existe ou uma criação artística em 3 dimensões é uma forma de visualização que expande completamente as opções de apresentação.
Agora, com a chegada do metaverso esta tecnologia está ainda mais em evidência.
Os mascotes, que antes eram utilizados em momentos específicos, agora passaram a ser os representantes de grandes empresas, sendo utilizados como apresentadores de vídeos institucionais, além vídeos de produtos e de serviços da empresa. Além disso, no futuro, serão os avatares de algum atendente que fará reuniões de venda e atendimento com seus clientes diretamente do metaverso.
Estas reuniões, inclusive, poderão ter ambientes exclusivos da sua empresa para que a imersão do usuário seja ainda maior. Imagine reunir com o cliente dentro da cabine de um veículo seu ou no showroom da sua empresa? Isso acontecerá em breve e se já tiver um mascote, será fácil gerar o avatar. Porém já é possível ter um vídeo do avatar explicando os detalhes do seu equipamento com cenas em 3D.
Apresentar um Produto ou Equipamento em 3D te dá infinitas possibilidades de comunicação e é possível ter apresentações realistas de um produto que sequer existe fisicamente. Conseguimos ter uma visualização 360 do equipamento, criar animações que mostram o funcionamento de partes e peças específicas e até utilizar estes equipamentos dentro do metaverso quando existir uma plataforma consolidada.
Que tal simular dentro do seu site ou em um ambiente com login e senha o seu equipamento de forma que o cliente possa interagir com ele como se estivesse vendo o equipamento na sua frente?
Ou então ter um vídeo incrível explicando cada detalhe do seu produto/equipamento que esteja fácil de encaminhar para um possível comprador de qualquer lugar do mundo?
São diversas as formas diferentes e criativas que podemos usar o 3D para Produtos e Equipamentos.
Imagine mostrar para o seu cliente o projeto de sua casa ou empresa com um visual realista e interativo?
Com as tecnologias atuais é possível simular um "jogo" onde seu cliente possa andar pelo ambiente e até escolher cores e materiais dos produtos e móveis. Com esta mesma tecnologia, é possível alterar cores de um equipamento, selecionar variações de peças e dar a sensação de estar vendo o equipamento de forma realista, andando em volta dele, se aproximando e vendo detalhes de cada parte do produto.
Além disso, no futuro, estes ambientes poderão ser utilizados no metaverso como salas de reunião virtual e até como showroom.
A reunião inicial é um dos passos mais importantes de toda produção. Nela, nossa equipe fará uma série de perguntas para determinar os objetivos e referências para a criação do 3D.
Este briefing será um norte para o designer que irá desenhar as ideias inicias e apresentar para o cliente.
No caso de criações mais artísticas, como mascotes e artes em 3D, antes de iniciar o storyboard nossa equipe produz versões desenhadas do personagem ou da arte seguindo todo o alinhamento inicial e apresenta o conceito desta criação para o cliente.
O roteiro é criado de acordo com o projeto e tem o objetivo de definir todas as possíveis criações envolvidas na produção. Com ele, saberemos quais detalhes serão destacados no 3D, assim como posições necessárias para o produto ou mascote e efeitos que serão adicionados na pós-produção.
Também será a base para a futura locução, se necessário.
Agora que o desenho 2D e o roteiro estão aprovados, nossa equipe cria o storyboard do projeto, que é uma sequência de ilustrações em 2D para demonstrar visualmente cada cena que será realizada no produto final.
Ele pode ser comparado com uma revista em quadrinhos. A ideia é que você tenha uma noção completa do conteúdo do projeto e até dos ângulos e detalhes visuais.
Nesta etapa, nossa equipe utiliza o desenho 2D que foi criado como base para a modelagem tridimensional do personagem ou produto. É aqui que o mascote ou produto ganha vida, mas ainda sem cor e texturas.
Em projetos onde já existe um arquivo .CAD ou .OBJ é possível importar no software 3D e aplicar ajustes de malhas e possíveis erros de importação.
Agora que o Modelo em 3D já foi criado é hora de dar cor e vida para nossa criação 3D. Nesta etapa criamos materiais e texturas que vão dar realismo ao trabalho final.
O controle dos materiais dentro do 3D é incrível. Conseguimos definir o reflexo do material, textura (mais liso ou áspera), conseguimos criar distorções que simulam aquelas pequenas bolinhas da tintura e muito mais. É uma etapa bem complexa, mas essencial para o realismo do projeto.
Nesta etapa fazemos a captação da pessoa que fará a locução do personagem ou objeto 3D e utilizamos as expressões e a própria fala como guia para a animação final. Ela serve de base para mudanças corporais, expressões de surpresa, afirmação, negação e etc.
Se na captação a pessoa se assustou, o mascote também irá se assustar.
O RIG é uma simulação do esqueleto de um mascote 3D e até de equipamentos. Ele é criado para que as animações sejam interligadas automaticamente. Por exemplo: se você levanta o braço para cima, sua mão vai junto automaticamente, pois está conectada ao antebraço.
O RIG simula exatamente isso, fazendo as conexões entre as partes do objeto 3D para que as animações sejam mais realistas e tenham fluidez.
Com tudo animado é hora de dar vida ao projeto final. Nesta etapa transformamos a animação em uma sequência de imagens que será utilizada na Pós-Produção para a criação do vídeo final.
Caso o projeto seja virtual, nesta etapa preparamos e exportamos os arquivos de forma que possam ser utilizados no software ou sistema de visualização em 3D.
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